quinta-feira, 8 de novembro de 2018

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2018


Assinalamos neste blogue a comemoração do Dia Mundial da Filosofia, que este ano se comemora no dia 15 de Novembro.
Todos os anos desde 2005 a terceira quinta feira do mês de Novembro foi escolhida pela UNESCO para lembrar o papel que a filosofia desempenha na formação do pensamento individual, da opinião pública, e na consciencialização e reflexão sobre os Direitos Humanos e outros temas primordiais para a formação da pessoa e da sociedade.
Aproveitamos, por isso, a deixa da UNESCO, para lembrar que a disciplina de Filosofia não existe só para dar trabalho aos alunos, ela tem por objectivo dar-lhes ferramentas para pensar (mais e melhor) pela própria cabeça, avaliando criticamente ideias ou opiniões, e lembrando que nem sempre aquilo que é repetido muitas vezes, e por muitas pessoas, está certo... A exemplo disto, usa-se muitas vezes a frase "uma mentira repetida muitas vezes torna-se numa verdade" como tendo sido originalmente dita por Goebbels (ainda que outros a atribuam a Hitler, Lenine ou até a Mao Tsé Tung), apesar de não haver alguma fonte fidedigna contendo esta citação por qualquer um destes autores, sendo por isso um caso curioso em que uma frase acaba por se auto-confirmar.
Nisto de ter opiniões, como no resto, claro que é mais fácil seguir o rebanho, pelo que deve ser aplaudido o facto de o nosso sistema educativo continuar a garantir uma disciplina que visa levar as pessoas a pensar por si, mesmo quando isso leva a que, muitas vezes, se questione esse mesmo sistema (tanto mais que outras democracias mais ricas já preferiram acabar com a disciplina, depois de terem concluído que nem sempre é conveniente que as pessoas saibam pensar por si).
Esta perspectiva que aqui apresento é, como todas as outras, passível de crítica e discordância, pelo que são bem vindos todos os contributos, preferivelmente se estiverem bem fundamentados...

Sem comentários:

Enviar um comentário

D.A.C.: NOVAS FORMAS DE VIOLÊNCIA ENTRE PARES

Para complementar as vossas apresentações sobre as novas formas de violência entre pares, com base nos trabalhos desenvolvidos no âmbito...