segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A.I. MÓD. 3: CONFUSÕES DEVIDO À QUESTÃO "O QUE É UMA OBRA DE ARTE? "

No âmbito do 3º módulo de A.I, foi discutida a questão "o que é uma obra de arte? A leitura da história contada neste artigo - http://ayayay.tv/esta-limpiadora-tiene-a-todo-internet-preguntandose-esto-es-arte-o-basura/# -  mostra que esta é uma questão que se mantém actual, e que a sua resposta não será tão óbvia como poderá parecer.
Resumidamente, o que se passou foi que uma obra de arte do Museu de Arte Contemporânea de Bolzano em Itália - a instalação Onde vamos dançar esta noite? - foi confundida com desarrumação pela empregada de limpeza do Museu, que, como boa profissional, se dedicou à tarefa de a pôr em ordem.

Instalação Onde vamos dançar esta noite? antes da "limpeza"


Instalação Onde vamos dançar esta noite? depois da "limpeza"
Os danos já foram entretanto reparados, e a obra de arte devolvida à sua forma original, mas a questão permanece: haverá alguma coisa que permita distinguir o que é arte e o que não é, de forma a evitar que futuras senhoras da limpeza mandem para o lixo peças artísticas?
Não se pense, sequer, que este é um caso isolado, ou mesmo raro, havendo inúmeras situações semelhantes, como em 2001 com uma peça de Damien Hirst (https://www.theguardian.com/uk/2001/oct/19/arts.highereducation1), ou em 1999 com a Minha cama de Tracey Emin (http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/wales/485270.stm), variações actuais de uma longa história de equívocos que remonta, pelo menos, à origem da arte conceptual, em 1917, com o ready-made de Duchamp - a Fonte: um urinol assinado pelo pseudónimo R. Mutt - que tanta polémica lançou entre os peritos de arte, tendo acabado por se perder (quem sabe, também mandado para o lixo), pelo que hoje apenas nos restam réplicas encomendadas pelo autor nos anos 50 e 60.
Fonte de Duchamp
Já os gregos Platão e Aristóteles procuraram responder à questão "o que é a arte?", iniciando uma busca de respostas que prosseguiu até aos nossos dias.
Podem encontrar mais elementos sobre este tema (incluindo trabalhos desenvolvidos sobre as principais teorias que procuram responder a esta questão) em http://esmoita410.blogspot.pt/ ; http://filosofiaebsis.blogspot.pt/ ; http://arenadasideias.blogspot.pt/ .
Acabo com a publicação de um genial cartoon de Quino, prestando assim a minha homenagem à longa e produtiva relação entre senhoras da limpeza e artistas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

D.A.C.: NOVAS FORMAS DE VIOLÊNCIA ENTRE PARES

Para complementar as vossas apresentações sobre as novas formas de violência entre pares, com base nos trabalhos desenvolvidos no âmbito...